neuropatia diabética

“80% dos pacientes diabéticos desenvolverão neuropatia, felizmente nem todas são dolorosas”

O que se sabe sobre Neuropatia Diabética?

A neuropatia diabética é uma síndrome dolorosa que acomete principalmente as extremidades (distribuição em “luva e bota dos pacientes com diabetes mellitus. E a forma mais comum de dor neuropática no mundo. Sua incidência tem uma tendência a aumentar devido ao aumento da prevalência de diabetes obesidade que tem ocorrido nas últimas décadas.

80% dos pacientes diabéticos desenvolverão neuropatia, felizmente nem todas são dolorosas.

A causa principal é o dano direto nos nervos pelos altos níveis de glicose. Outros mecanismos como danos por radicais livre, entre outros, também são importantes.

Os principais sintomas são:

• Diminuição da sensibilidade dos pés ou, eventualmente, nas mãos
  • Dor em queimação nos pés, principalmente à noite
  • Formigamento nos pés ou mãos

O diagnóstico é realizado através da história clínica e exame físico compatível. Exames como a eletroneuromiografia podem ajudar no diagnóstico. Outros exames podem ser solicitados a fim de excluir outras causas de dor.

O tratamento medicamentoso é o mais utilizado em casos de neuropatia diabética. Antidepressivos e anticonvulsivantes específicos, que também possuem efeito analgésico em casos de dores crônicas, devem ser utilizados.

Algumas técnicas intervencionistas como a estimulação medular têm eficácia comprovada naqueles pacientes em que o tratamento medicamentoso não foi resolutivo.