DORES NOS PÉS

“Uma das grande dificuldades para quem tem dores nos pés é que precisamos andar, dificilmente conseguimos ficar em repouso.”

Dores crônicas nos pés costumam causar um grande impacto na qualidade de vida dos pacientes. Isso ocorre porque usamos os pés nas atividades mais cotidianas como andar ou simplesmente ficar “de pé”.

Nosso pé contém várias estruturas que podem ser fonte de dor. Tem, por exemplo, 26 ossos além de músculos, ligamentos e nervos estrategicamente posicionados.

Vamos falar então brevemente sobre as principais causas de dores crônicas nos pés.

O que se sabe sobre
AS dores nos pés?

Essa é com certeza uma das principais causas de dores nos pés. A fáscia plantar é uma estrutura que liga a região do calcanhar à região dos dedos. Ela ajuda a sustentar o pé na sua forma habitual.

O que pode ocorrer é uma inflamação onde essa fáscia faz a conexão com o calcanhar e aí temos o que chamamos de Fascite plantar, lembrando que o radical “ite” e medicina usualmente refere-se à inflamação (apendicite, por exemplo).

Paciente com fascite plantar usualmente se queixam de dores na região do calcanhar que são mais pronunciadas nas primeiras pisadas da manhã. Sair da cama é um martírio.

Alguns pacientes apresentam mais chances de ter o problema como pacientes mais obesos, em uso de salto alto, àqueles que praticam muitas corridas ou andam demais bem como pacientes que apresentam alguma deformidade do formato do pé (pé chato).

O diagnóstico é feito através da história clínica e exame físico. A ultrassonografia e a ressonância nuclear magnética podem mostrar o problema na região.

O tratamento é feito, inicialmente, com uso de medicamentos analgésicos, anti-inflamatórios, fisioterapia especializada e uso de algumas órteses específicas.

Nos casos onde tais medidas não funcionam (a minoria, por sinal), podemos lançar mão de algumas técnicas intervencionistas como terapia por ondas de choque, infiltrações com substância anestésicas, proloterapia e, em casos mais raros, radiofrequência.

Neuroma de Morton é uma fibrose e um espessamento do nervo que passa entre os dedos (Figura 3). Costuma provocar bastante dor, em especial quando o paciente caminha e/ou usa sapatos apertados. Usualmente o desconto é sentido entre os dedos e na parte debaixo do pé.

Pacientes que usam muito salto alto, corredores e aqueles com deformidades no pés apresentam maiores chances de ter o problema.

O diagnóstico é realizado através da história clínica e exame físico. A ressonância nuclear magnética é o exame com maior potencial para detectar a alteração.

O tratamento pode ser feito com injeções de anestésicos e anti-inflamatórios guiados por ultrassom. Outro tratamento possível é a realização de uma radiofrequência, onde conseguimos queimar o Neuroma através de uma agulha específica.

Em alguns casos, é necessário realizar uma cirurgia para retirada do neuroma.

A artrose é uma degeneração das articulações e também pode ocorrer nas articulações dos pés, em especial nas articulações entre os dedos e nas articulações que formam o calcanhar.

A degeneração acaba diminuindo a espessura da cartilagem, além de promover reações inflamatórias dentro da articulação em si.

Normalmente, os paciente queixam-se de dores ao caminhar ou apoiar o peso sobre a articulação afetada.

O tratamento deve ser feito, inicialmente, com fisioterapia e medicamentos analgésicos. Quando tais medidas não trazem alívio, podemos realizar infiltrações com substâncias anti-inflamatórias, em especial o ácido hialurônico.