hérnia de disco

Muitos pacientes associam automaticamente a ocorrência de uma hérnia de disco, seja ela cervical ou lombar, com a necessidade de uma cirurgia.”

Bom, felizmente sabemos que a minoria dos pacientes com hérnias de disco precisam operar. Existem inúmeras técnicas minimamente invasivas que podem ser utilizadas para pacientes que sofrem com esse problema.

Usualmente, indicamos os procedimentos partindo do que é mais simples para o mais complexo, iniciando com tratamentos que oferecem menos risco ao paciente, claro que avaliando todos os tratamentos que o paciente já foi submetido e todo o impacto que aquela dor tem causado à vida do  paciente em questão.

O que se sabe sobre HÉRNIA DE DISCO?

Praticamente todos os pacientes que sofrem com hérnias de disco precisarão de medicamentos analgésicos em algum momento. Os principais exemplos são os analgésicos simples, os anti-inflamatórios, relaxantes musculares e alguns anticonvulsivantes e antidepressivos com efeitos na dor crônica.

Aqui eu posso dizer que todo paciente com hérnia de disco precisa fazer uma boa fisioterapia. E outro ponto importante é que quem define o tipo de fisioterapia a ser realizada é o próprio fisioterapeuta. Escolha um bom fisioterapeuta, em especial o que cuidará somente de você durante a sessão.

O tratamento básico para esse tipo de paciente é a fisioterapia e uso de alguns medicamentos analgésicos. Quando isso não resolvia o problema o paciente era automaticamente encaminhado para a cirurgia. Hoje não é mais assim, há inúmeros tratamentos menos invasivos do que a cirurgia. Por exemplo, podemos colocar uma agulha fininha ao redor do nervo comprimido pela hérnia e injetar uma substância anestésica e anti-inflamatória (a dor da hérnia ocorre porque há uma compressão do nervo que desce para a perna). Esse tipo de procedimento associado à fisioterapia reduz a necessidade de cirurgias em 80%, segundo estudos científicos. Outra opção seria retirar parte da hérnia com uso de dispositivos específicos, sem necessidade de cortes, sem necessidade de internação ou de anestesia geral.

É importante ter em mente que hérnias de disco podem ser reabsorvidas pelo corpo humano. Os procedimentos minimamente invasivos associado à fisioterapia podem oferecer um período de conforto para o paciente aguardar que isso ocorra.

Basicamente, temos duas indicações para cirurgias de hérnia de disco. A primeira seria uma hérnia suficientemente grande para comprimir nervos causando uma diminuição importante da força das pernas, em caso de hérnias de disco lombares, ou dos braços, em casos de hérnias de disco cervicais.

A segunda indicação seria a presença de uma dor que não melhora com nenhum tratamento, inclusive os minimamente invasivos citados abaixo.

Quer saber mais sobre hérnias de disco. Assista à uma aula completa.