HEMICRANIA CONTINUA

Hemicrania contínua – a dor de cabeça sempre do mesmo lado

O termo “Hemicrania contínua” foi cunhado em 1984 e significa um quadro de dor de um lado só da cabeça que ocorre de forma contínua. A maioria dos pacientes inicia o quadro doloroso por volta dos 30 anos de idade e esse tipo de dor de cabeça é duas vezes mais frequente em mulheres do que nos homens.

Como o próprio nome diz, o paciente com hemicrania contínua sente uma dor ininterrupta de um lado só da cabeça. Cerca de 20% dos pacientes podem experimentar algum período livre de dor. As dores ocorrem principalmente na região ao redor dos olhos, região frontal e temporal (Figura 1). As dores variam de intensidade mas não costumam ser excruciantes como na cefaleia em salvas.

 

Figura 1: Regiões mais frequentes das dores do paciente com hemicrania contínua.

Durante os períodos de dores mais intensas é frequente os pacientes manifestarem sintomas chamados de autonômicos, do lado afetado, como:

  • Lacrimejamento
  • Congestão nasal (nariz entupido)
  • Vermelhidão no olho
  • Fraqueza na pálpebra
  • Rinorreia (nariz escorrendo)
  • Suor facial
  • Edema palpebral (inchaço na pálpebra)

O diagnóstico da hemicrania contínua é realizado, principalmente, através dos dados da história clínica, ou seja, através das características das dores que o paciente relata para o médico. Um dos critérios para o diagnóstico é uma melhora expressiva das dores com uso da indometacina, uma anti-inflamatório específico.

TRATAMENTO

A indometacina, um tipo de anti-inflamatório, é o tratamento de escolha para o paciente com hemicrania contínua. É muito importante acharmos a menor dose da medicação possível, com objetivo de reduzir a ocorrência de efeitos colaterais.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS1–4
1. Sjaastad, O. & Spierings, E. L. “Hemicrania continua”: another headache absolutely responsive to indomethacin. Cephalalgia 4, 65–70 (1984).
2. Mehta, A., Chilakamarri, P., Zubair, A. & Kuruvilla, D. E. Hemicrania Continua: a Clinical Perspective on Diagnosis and Management. Curr. Neurol. Neurosci. Rep. 18, 95 (2018).
3. Headache Classification Committee of the International Headache Society (IHS). The International Classification of Headache Disorders, 3rd edition (beta version). Cephalalgia 33, 629–808 (2013).
4. Pareja, J. A. & Sjaastad, O. Chronic paroxysmal hemicrania and hemicrania continua. Interval between indomethacin administration and response. Headache 36, 20–23 (1996).