Herpes Zoster

“Herpes Zoster é uma infecção causada pela reativação do vírus da varicela (catapora)”

O QUE SE SABE SOBRE A HERPES ZOSTER?

Herpes Zoster é uma infecção causada pela reativação do vírus da Varicela Zoster (catapora). Ocorre em 5 a cada 1000 pessoas por ano, sendo mais comum em idosos.

A reativação do vírus ocorre quando há uma queda no nível de imunidade do paciente, o que pode ocorrer devido ao estresse, medicamentos ou alguma doença associada. O vírus “caminha” através de um nervo espinhal  causando lesões na região da pele inervada pelo nervo em questão?

Os sintomas mais característicos são as lesões de pele, que formam vesículas, são extremamente dolorosas e, alguma vezes, causam coceira. Os pacientes podem apresentar um fenômeno chamado alodínea (dor ao simples toque na pele). As lesões podem ocorrer em qualquer parte do corpo (inclusive o rosto) mas são mais frequentes na região lombar e torácica.

Alguns pacientes se queixam de formigamento ou dor mesmo antes da erupção das lesões de pele (2 a 5 dias antes).

Neuralgia pós-herpética consiste em um quadro doloroso que persiste por longo tempo após a cicatrização das lesões da pele. A maioria dos estudos dizem que caso a dor persista por mais de 1 mês após o desaparecimento das lesões, estamos diante de um quadro de neuralgia pós-herpética. Outros aumentam esse tempo para 3 ou até 6 meses.

O diagnóstico do herpes zoster é exclusivamente clínico.

O tratamento da neuralgia pós-herpética é realizado com uso de medicamentos (analgésicos, antidepressivos e anticonvulsivantes). Podem ser utilizados também adesivos contendo anestésico local ou capsaicina (substância análoga à pimenta).

Nos casos refratários ao tratamento medicamentoso, podem ser utilizadas técnicas intervencionistas para sanar a dor.