“80% dos pacientes diabéticos desenvolverão neuropatia, felizmente nem todas são dolorosas”
A neuropatia diabética é uma síndrome dolorosa que acomete principalmente as extremidades (distribuição em “luva e bota dos pacientes com diabetes mellitus. E a forma mais comum de dor neuropática no mundo. Sua incidência tem uma tendência a aumentar devido ao aumento da prevalência de diabetes obesidade que tem ocorrido nas últimas décadas.
80% dos pacientes diabéticos desenvolverão neuropatia, felizmente nem todas são dolorosas.
A causa principal é o dano direto nos nervos pelos altos níveis de glicose. Outros mecanismos como danos por radicais livre, entre outros, também são importantes.
Os principais sintomas são:
O diagnóstico é realizado através da história clínica e exame físico compatível. Exames como a eletroneuromiografia podem ajudar no diagnóstico. Outros exames podem ser solicitados a fim de excluir outras causas de dor.
O tratamento medicamentoso é o mais utilizado em casos de neuropatia diabética. Antidepressivos e anticonvulsivantes específicos, que também possuem efeito analgésico em casos de dores crônicas, devem ser utilizados.
Algumas técnicas intervencionistas como a estimulação medular têm eficácia comprovada naqueles pacientes em que o tratamento medicamentoso não foi resolutivo.
Av. Albert Einstein, 627 – 1° andar, Bloco A1, sala 117
São Paulo – SP
Endereço: Av. Lineu de Paula Machado, 660
São Paulo – SP
As informações contidas no site não devem ser interpretadas como conduta médica. Todo e qualquer tratamento médico requer avaliação minuciosa e presencial.
Dr. André Marques Mansano @ 2021 • Todos os direitos reservados.