DORES MUSCULARES

“A dor miofascial (dor muscular) é uma das causas mais comuns de dores crônicas”

Nosso corpo possui cerca de 650 músculos e acredite, todos podem ser fonte de dores em algum momento da nossa vida.

O termo científico que usamos para dores musculares crônicas é “dor miofascial”. O termo vem da junção do radical “mio” que significa músculo e da palavra fáscia que é uma camada que recobre os músculo.

A síndrome miofascial é uma causa muito comum de dores crônicas. A característica principal é a presença de pontos gatilhos (trigger points) que, quando pressionados, produzem dores em locais diferentes do ponto pressionado, o que chamamos de dor referida. Isso quer dizer que uma contratura em um músculo do pescoço pode provocar uma dor na cabeça, por exemplo. Cada músculo tem o potencial de causar dor em uma ou mais partes do corpo.

O QUE SE SABE SOBRE DORES MUSCULARES?

A dor miofascial tipicamente ocorre após contraturas musculares localizadas. A contratura acaba aumentando a pressão no local de forma prolongada, prejudicando inclusive a irrigação sanguínea da região. Essa diminuição da irrigação sanguínea pode causar um acúmulo de substâncias inflamatórias, perpetuando o quadro.

• Lesões musculares
  • Estresse
  • Ansiedade
  • Problemas articulares (como por exemplo, artrose)

O tratamento do quadro de dores generalizadas depende fundamentalmente da causa em questão. Doenças reumatológicas usualmente são tratadas com medicamentos que modulam o sistema imunológico. Distúrbios endocrinológicos podem ser controlados com reposições hormonais específicas, por exemplo. Já os casos de fibromialgia frequentemente são controlados com psicoterapia, exercícios físicos, medicamentos analgésicos e tratamentos ditos alternativos (acupuntura, por exemplo).

O tratamento da síndrome miofascial é realizado através do emprego de medicamentos relaxantes musculares e de uma fisioterapia especializada, onde muitas vezes os pontos gatilhos serão desfeitos manualmente.

O tratamento psicológico está indicado para os paciente cuja ansiedade ou estresse estejam causando a perpetuação das contraturas musculares.

Em casos em que essas medidas não surtam efeito, pode ser realizado o tratamento intervencionista onde algumas técnicas se destacam:

1 – Infiltração dos pontos gatilhos.

Nessa técnica identificamos os pontos dolorosos e infiltramos uma pequena quantidade de anestésico local no seu interior. Isso tende a promover um relaxamento do músculo aliviando as dores.

2 – Terapia por ondas de choque

Esse tratamento envolve a aplicação de ondas de choque no músculo afetado. Usualmente são realizadas 3 a 4 sessões com duração de 20 minutos cada.

3 – Infiltração de toxina botulínica

Sim, a mesma toxina botulínica usada em estética pode ser utilizada para alguns casos de dores crônicas. A toxina botulínica tem a propriedade de relaxar a musculatura por tempos prolongados e sua injeção intramuscular pode ser realizada nos casos mais difíceis de tratar.

4 – Bloqueio de nervos

Cada músculo é inervado por um nervo. Em muitos casos é possível identificar esse nervo com auxílio de ultrassom e fazer uma infiltração precisa ao redor do mesmo, promovendo um relaxamento global daquele músculo.