Bomba de infusão de fármacos

Uma das técnicas mais modernas para o tratamento de dores crônicas é a bomba de infusão intratecal de fármacos. Essa técnica consiste da colocação de um cateter que permanence no espaço intratecal (espaço onde é realizada a raquianestesia) ligado à um reservatório acoplado a um sistema computadorizado que fica implantado sob a pelo do paciente (como um marcapasso). Esse sistema infunde continuamente medicamentos para o controle da dor, sem a necessidade de controle pelo paciente.

QUAIS SÃO AS INDICAÇÕES DO PROCEDIMENTO?

As principais indicações da colocação da bomba de infusão de fármacos, são dores crônicas refratárias à qualquer tratamento ou naqueles pacientes que não toleram os efeitos colaterais dos medicamentos utilizados por via oral. Os pacientes que mais utilizam o sistema são os que possuem dores oncológicas (relacionados ao câncer), mas outros pacientes especialmente selecionados também podem utilizar.

COMO É FEITO O PROCEDIMENTO?

O procedimento é realizado em centro cirúrgico com auxílio do intensificador de imagens (espécie de raio-X contínuo). O cateter é colocado através de uma agulha e o reservatório é alocado com um pequeno corte. O procedimento é feito usualmente sob sedação e anestesia local e o paciente tem alta no mesmo dia ou no dia seguinte.